sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Inadimplência em condomínio


Um problema de todos

O termo condomínio significa o domínio de um mesmo bem por duas ou mais pessoas, sendo que no condomínio edilício, os condôminos são co-proprietários das áreas comuns, logo, responsáveis pela funcionalidade dessas áreas. Em um condomínio, as despesas comuns (funcionários, prestadores de serviços, contas de água, luz, gás, etc).

Sendo assim, concluímos que a cota condominial nada mais é do que o rateio das despesas necessárias para manter as áreas comuns.

Mudar-se para um condomínio traz consigo responsabilidades que se resumem no cumprimento das regras que regem o condomínio, assegurando, assim, seus direitos, obrigações e, consequentemente, a convivência amistosa entre todos. Dentre as obrigações dos condôminos, previstas em lei, existe a de garantir o pagamento das despesas do condomínio.

A inadimplência afeta diretamente toda a gestão de recursos do condomínio. Benfeitorias que poderiam ser realizadas (pintura da fachada, instalação de um sistema de circuito interno de tv, aquisição de novos equipamentos para academia, etc) deixam ser executadas. Ao invés disso, é preciso tomar decisões sérias, como deixar de pagar uma conta para quitar uma outra que está a mais tempo sem pagar. 

Isso pra não mencionar o desconforto e prejuízo de se recorrer ao judiciário. Ações judiciais contra as unidades inadimplentes, além de ser um processo moroso e caro, é também muito desconfortável pois abala a convivência entre moradores. 

Como evitar todo esse transtorno?

Antes de qualquer coisa é preciso evitar a inadimplência, pagar as cotas condominiais em dia garante a saúde financeira do condomínio e os recursos necessários para o bom andamento das suas obrigações. Mas  se por algum motivo a sua unidade está inadimplente o acordo é o melhor caminho para resolver o problema. Economiza tempo e dinheiro para todas as partes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

A área de comentários é aberto a todos mas lembramos que as mensagens são moderadas e somente as que tiverem identificação (nome/torre/apartamento) serão liberadas. Desde que não apresentem conteúdo impróprio.