domingo, 18 de agosto de 2013

Nosso lixo de cada dia

Aparentemente simples e rotineiro, o descarte de lixo em nosso condomínio ainda suscita problemas e desafios a serem resolvidos. O regimento interno, que ainda está em vigor, já define alguns pontos sobre essa questão mas alguns condôminos (quer por desconhecimento das regras ou por mera vaidade) insistem em desrespeitar os procedimentos. Por isso iniciamos essa matéria com o trecho (Artigo 6) do Regimento Interno. Veja abaixo:

Clique na imagem para ampliar
Como vimos acima temos regras bem claras sobre como devemos "jogar fora" nosso lixo. Mas o que se constata é que muitos moradores ignoram esse fato e o resultado podemos ver nas imagens abaixo:

Lixo acumulado na entrada.

Descarte incorreto de material (vidro).

Contêineres ficam vazios enquanto o lixo é jogado no chão.


Temos constatado que muitos pais solicitam aos seus filhos que levem o lixo de casa. Estes ao chegarem na entrada da lixeira (ou até mesmo antes) lançam as sacolas e saem em disparada. Vemos nesse tipo de situação a falta de orientação necessária para que o lixo seja colocado em seu devido lugar, ou seja, nos contêineres. Por isso pedimos a colaboração de todos (condôminos e inquilinos), não deixe de condicionar o lixo em sacos apropriados e nem deixe de orientar as crianças para que não "lancem" o lixo pois o resultado disso afeta não somente os funcionários do condomínio, que precisam reorganizar todo o lixo antes de colocá-los para fora (tomando um tempo precioso), como também demonstra falta de respeito e organização com as tarefas diárias do nosso condomínio. Lembrando que o mesmo tipo de orientação também vale para os adultos.

Um outro problema tem se tornado presente na área da lixeira do nosso condomínio: ratos. Temos na proximidade um terreno ainda sem construção
que pode conter muitos ninhos desses roedores. E nossa lixeira se tornou um grande atrativo devido a fartura de alimentos ofertados (veja na imagem ao lado). E medidas sugeridas tais como: a colocação de um portão totalmente fechado ou mesmo a desratização da área será de pouca ou nenhuma eficácia se os próprios moradores não fizerem o mais básico (colocar o seu lixo em sacos plásticos resistentes e jogá-los nos contêineres).


A coleta seletiva vai além de um mero modismo, tornou-se uma necessidade e estamos atualmente estudando a viabilidade para implantação desse tipo de prática em nosso condomínio. Mas é preciso, antes de tudo, fazermos o nosso dever de casa. Contamos com a preciosa ajuda de vocês.


Administração

2 comentários:

  1. Depois a população reclama dos políticos. As pessoas não sabem nem como jogar lixo fora da forma correta. Essas fotos são a pintura do comportamento humano irracional e indiferente aos seus semelhantes.

    Vale a pena colocar isso nos elevadores, na tentativa de conscientizar mais algumas pessoas e tornar pública a vergonha que é esse tipo de comportamento.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável mesmo. Os filhos não recebem dos pais aquilo que nem eles mesmos tem para oferecer: Educação!
    Enquanto aqui nos preocupamos em separar o lixo seco do molhado, plásticos, vidros etc.. Quando chegamos na área reservada para as lixeiras, nos deparamos exatamente com isso aí, com a falta de educação e respeito, falta de higiene e tudo mais. Acho que nem precisaria estar no regimento interno, mas sim deveria ser uma atitude natural de cada um.

    ResponderExcluir

A área de comentários é aberto a todos mas lembramos que as mensagens são moderadas e somente as que tiverem identificação (nome/torre/apartamento) serão liberadas. Desde que não apresentem conteúdo impróprio.